; //]]>

07/01/2017

Metas de Leituras? É realmente necessário?

Você que é leitor, te peço que leia esse leve "raciocínio". É importante.
      Um dia desses eu estava vendo umas fotos de alguns (vários) livros, os quais, com toda leitora, ficamos ansiosas para ler. Engraçado que alguns deles eu já havia visto e estava até planejando para começar a ler esse ano. Porém, enquanto eu pensava sobre essa vasta variação de livros e em como ler tudo nesse ano, comecei também a raciocinar mais sobre o que é que eu estou fazendo. Sim leitor (a). O que é que eu e você estamos fazendo da nossa vida literária?!

Eu nem havia terminado a minha leitura atual e já estava pensando no próximo livro que eu começaria a ler. Sei que assim como eu, tem pessoas que usam o hobby como uma forma de trabalho, afinal o que você faz e recebe como troca (não especificamente dinheiro) é uma forma de trabalho, certo? Mas, tirando essa parte, sei que muitos leitores ficam desejando e ansiando por outros livros: estamos lendo um agora e de repentemente somos encharcados de lançamentos novos, noticias de lançamentos, livros que ainda nem foram traduzidos, e outros que já estão a anos no mercado. Ficamos lendo um (ou até mais) livro nesse momento da nossa vida, pensando nos próximos que irão ser lidos, e então ficamos apressados para bater a meta do ano! É isso mesmo??!

Parece até loucura lendo em voz alta agora!
Mas espera, calma! Continua lendo que já vou explicar o que qui ta pegando.



   Seguindo essa linha de pensamento, eu parei e me vi questionando a mim mesma: Estou lendo porque eu amo fazer isso, amo a sensação de conhecer personagens novos, viver calmamente cada história o máximo que eu poder, viajar no livros ou estou lendo por rotina? Recentemente, estou lendo por costume e obrigação ou pela necessidade de ter um livro em mãos?

Se você olha para o seu pote e ver muitos papeis, olha para sua estante e vê livros intactos, olha para a pilha de livros e vê que nem leu os antigos e já foi comprando mais, ou melhor, se você vê que começou a correr nas leituras apenas para bater aquela meta filha da mãe de 40, 50, 75 livros em um ano, que tal, meu querido e maravilhoso leitor, parar e pensar um pouco por quais motivos você anda a ler? Acho que não é muito saudável quando (alguns de nós) começamos a ficar estressados por que não estamos "mantendo um ritmo aceitável de leitura".

Sabe, tudo bem estabelecer uma meta. Não estou jugando ninguém por causa disso e nem quero impedir que vocês o façam. Eu também já estabeleci metas de leituras. É legal ver que a cada ano a gente chega perto, a gente bate a meta, a gente ultrapassa ela. Mas o que quero pergunta, o que estou questionando a mim mesma também, é: eu estou lendo livros para ver o quanto eu consigo ler dentro de um determinado período? Aonde ficou aquela emoção de leitor-bebê (risos) em pegar um livro, namorá-lo, desfrutar dele sem a pressa de pegar outro?


É como estar com uma pessoa agora, pensando na próxima que você vai namorar. Acho que peguei um tanto pesado aqui, não é mesmo? Mas enfim. Quero que vocês, aproveitando que hoje é o nosso dia e que ainda estamos no inicio de Janeiro pensem sobre isso. O que te faz ler? Tem corrido nas leituras? Tem se sentido desesperado ou um tanto chateado por não está no ritmo de leitura que queria?
Vamos abrir uma grande aspas aqui (É obvio e fato que não podemos ser irresponsáveis com os nossos compromissos! Se temos parceiros é porque eles confiam em nosso trabalho e temos que ser responsáveis e fieis. Então, se temos um prazo com nossos parceiros vamos cumpri-lo e respeitá-lo. Mas o que quero esclarecer aqui é aquela leitura nossa, sabe? A leitura que não está envolvida com trabalho, com uma parceria. Espero que vocês tenham entendido, heim? 😃).
    Ler é para ser algo agradável. Ler um livro é para ser algo bom, prazeroso e principalmente irresponsável (lembrando: a leitura nossa)* e divertido. Pensando nisso decidi que nesse ano de 2017 não estabelecerei meta nenhuma de leitura! Na minha opinião, não irei medir quantos livros li ou tentarei ler, mas irei absorver as boas histórias e aproveitar cada um dos livros que passarem por minhas mãos, o que ajuda até mesmo a nos dedicar aos livros dos parceiros não é mesmo? Ler com calma e tudo mais! Viver cada história porque acredito que é o que os escritores querem que façamos. 💕

 Irei participar de desafios sim e de grupos de leitura também, porquê é algo dinâmico e divertido. Mas adicionar uma meta minima de livros que eu deva ler? Não. Eu quero deixar as coisas fluírem, sabe? Me jogar de cabeça e me dedicar a minha leitura atual, aos livros que estão a minha disposição, e parar um pouquinho de pensar nos que ainda faltam ser lidos. No lançamento novo sem que eu pelo menos tenha terminado de ler os que tinha comprado antes, compreendem?

Como eu disse antes, não estou jugando quem estabelecem metas, mas quero convidar você a aproveita essa tua leitura atual sem se preocupar com as próximas. Se joga de cabeça nela, ao invés de pensar em livros que nem estão em sua casa ainda. :D #LerÉPraSerDivertido

*Sem se preocupar com o que está por vir, que no caso é a próxima leitura nossa.


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário