; //]]>

08/09/2016

Distopia & Um Gênero Por Semana #1

   Oláa meus amores, como vai à vida de vocês? E como foi de feriado? Tudo que a gente precisa no meio de uma semana não é verdade?
  Bom, mês passado eu tive uma ideia de quadro temporário para postar aqui para vocês, mas como já faltava uma semana e meia para o mês acabar, eu decidir deixar para apresentar a vocês agora em setembro. A proposta é a seguinte, toda semana (de preferência nas quartas-feiras) desse mês de setembro eu irei trazer cinco livros de determinado gênero, que irá variar a cada semana. Saco?

O gênero dessa semana é “Distopia”. Recentemente descobri que eu amo livros assim e amo ainda mais por ser um gênero que mostra como pode ser fácil uma sociedade ser manipulada. Mostra como nós cidadãos somos tão vulneráveis. Infelizmente.  Abaixo tem um pouco de informação sobre o gênero, e em seguida os cinco livros que escolhi para indicar/mostrar a vocês. Será que vocês já leram todos eles? Já tenho alguns gêneros e livros para as próximas semanas, mas se vocês quiserem opinar ou solicitar algum gênero ou/e livro para que eu possa trazer, é só falar, okay?

Distopia: se eu fosse definir totalmente esse gênero teria que ser em um outro post, pois o tanto de coisa que seria levado em conta, tirado em conta, adicionado em conta, etc e tal, daria uma lista enorme. Então, só para que vocês possam entender um pouco sobre a coisa e não se sentir perdido, Distopia, segundo a nossa querida Wikipédia, é: “(...) As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.” Resumindo, no meu ver a Distopia séria uma “remoção” dos nossos Direitos criados pela Lei.


distopia-livros-legend-the-100-Delirio

The 100 - Kass Morgan

SINOPSE: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Delírio - Lauren Oliver

SINOPSE: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos.

Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas.

Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?


Legend - Marie Lu

SINOPSE: A Verdade Se Tornará Lenda - Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos.

Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

A-seleção-distopias-Destino-livro

A Seleção - Kiera Cass

SINOPSE: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.

Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.
Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...


Destino - Ally Condie


SINOPSE: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.

Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.

Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


Eu ia postar mais cedo, porém estava fazendo o simulado do ENEM, já que havia perdido o último. Falando nisso, vocês vão fazer? Estão estudando ou algo do tipo? :D
Obrigada pela atenção de vocês meus Confidentes e até o próximo post!
XOXO 
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário