; //]]>

13/05/2016

[RESENHA] Pérolas & Bugigangas — Flávia Polo


     Não tinha momento melhor para esse livro chegar a minha casa. Eu estava precisando ler essas crônicas, esses conselhos, essas situações, e a cada vez que as páginas iam passando eu recebia uma tempestade de sabedoria.

Essa obra é composta por 31 cônicas abordando assuntos da nossa vida — talvez possa parecer um livro de auto-ajuda ou algo parecido, mas é bem diferente. A escritora narra histórias de pessoas em algumas crônicas como exemplos de vida e situações do nosso dia-a-dia de uma forma tão simples e envolvente para (não só) o publico jovem, mas para todos os públicos. Fiquei bastante pensativa, não com cada crônica, mas sim com cada linha delas.

“Mas não basta estagnar no tempo e chorar eternamente. Deve-se fazer desse choro, um ponto de partida para algo mais.” [Pág: 50]“Afinal, todos parecem príncipes... nos primeiros encontros.” [Pág: 56]

Sinceramente não tenho palavras para descrever como ele é maravilhoso, e quero aproveitar a escritora Flávia Polo por me presentear com essa obra fantástica!

Não tem faixa etária para lê-lo, mas com certeza ele irá fazer um grande sucesso com o público adolescente. Quando você finalizar a leitura, não só do livro, mas de cada tema abordado você percebe que está com uma mente mais aberta, você passa a notar as coisas que você não via antes — digo isso por experiência própria. Duas das minhas crônicas favoritas com certeza é “Expectativa X Realidade” e “A Cena de Um Ato Só”.

Li em um IG que esse livro também deveria ser usado nas escolas, e eu super concordo. As pessoas precisam saber que elas não precisam ser moldadas.

O que achei bacana foi que a escrita da autora não tenta nos passar uma mensagem como se fosse uma lição de moral. Ela nos mostra que entende mesmo dos assuntos abordados (amor, amizade, emprego, família, etc) e que sabe que não é fácil lidar com as pessoas a nossa volta, com os problemas que nos faz querer sumir do mundo, os preconceitos, e todas as dificuldades que nos passamos e ainda vamos passar. No final você leu tudo que precisava para tomar coragem, aumentar a fé em Deus, e ter aquela esperança renovada para recriar as suas metas. E quem sabe tirar suas próprias idéias criando assim os seus próprios princípios. É como um daqueles filmes mágicos que o personagem viaja e quando retorna já sabe o que fazer da vida, ou pelo menos por onde recomeçar.


Perolas e Bugigangas é um livro ma-ravi-lho-so! Não é um livro de auto ajuda, e sim um livro de crônicas maravilhosas capaz de inspirar qualquer pessoa.

Em termos de matéria, não preciso nem dizer que a capa dele é muito fofa, né? Vocês precisam conhecer por dentro! Ele é ilustrado e vem com atividades a cada final de crônica para podermos interagir desabafando e/ou analisando a área da nossa vida em determinado tema. O que falar dos Quotes?

Flávia as suas crônicas, os exemplos que você dá são maravilhosos! Impossível o leitor não ficar envolvido e começar a ter uma perspectiva diferente das coisas que aconteceram e continuam a acontecer em nossas vidas! O livro é tão rico em personalidade e conteúdo! Certeza absoluta que ele entrou para a lista dos livros que: Se eu pudesse daria um exemplar para cada pessoa na fase da Terra. Até mesmo para aqueles que não gostam muito de leitura.

Se você está de bem com a vida, ou até mesmo precisando tomar um banho de realidade, eu te aconselho a ler essa obra fantástica!

“Podia dar mais uma chance? Podia. Mas será que valeria a pena? Será que vale a pena insistir quando lá no fundo já se sabe que aquela pessoa não é “a” pessoa? Que aquele trabalho não é “o” trabalho? (...)” – [Pág:66]

FICHA TÉCNICA

AUTORA: Flávia Polo
PÁGINAS:152
LANÇAMENTO: 2016
AVALIAÇÃO: 5/5 +  (Favorito)
ONDE COMPRAR: Aqui <3

SINOPSE: Na juventude vivemos os sentimentos mais intensos e mais confusos também! A busca de sentido na vida, a decepção com os amigos, a descoberta do amor, a importância da família, a caminhada atrás do seu lugar no mundo. Tudo isso é pura emoção que vivenciamos em diferentes níveis nesta fase, e que eu tentei traduzir em palavras. Este livro é resultado dos muitos diálogos que se passaram pela minha cabeça antes de virarem textos, e pretende trazer uma reflexão sobre esta fase tão particular e especial. Não proponho apenas a leitura, mas também alguns exercícios que vão servir para pensar no caminho percorrido até agora e na longa estrada que ainda está por vir. Está preparado para embarcar nesta aventura para dentro de si?

Reações:

3 comentários:

Postar um comentário